A Missão Portugal para os Jogos Desportivos da CPLP 2025 será apresentada na próxima terça-feira, dia 15 de julho, às 14h30, na Tribuna de Honra do Estádio Nacional do Jamor. A cerimónia contará com a presença da Ministra da Cultura, da Juventude e do Desporto, Margarida Balseiro Lopes, do Presidente do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), Ricardo Gonçalves, e do Presidente da Confederação do Desporto de Portugal (CDP), Daniel Monteiro.
Coordenada pela CDP, a Missão Portugal integra 105 elementos, entre os quais 56 atletas, 28 oficiais, 11 elementos da equipa médica e 10 árbitros, em representação do nosso país na 12.ª edição dos Jogos Desportivos da CPLP, que terão lugar de 17 a 27 de julho, em Díli, Timor-Leste.
Atletismo, basquetebol 3×3, futebol, taekwondo, karaté, voleibol de praia, ténis e xadrez são as modalidades em competição. Com exceção do futebol, todas contam com participação masculina e feminina. Os atletas portugueses que vão estar prova nasceram entre os anos de 2009 e 2010. Esta será a primeira vez que Timor-Leste acolhe os Jogos, constituindo um momento simbólico de união para a comunidade lusófona.
Instituídos em 1990 e realizados pela primeira vez em 1992, os Jogos Desportivos da CPLP são uma das principais iniciativas de cooperação multilateral no espaço da lusofonia. Mais do que as classificações, o objetivo é fortalecer os laços entre os países que partilham a língua portuguesa como património comum.
A cerimónia antecede a partida da comitiva portuguesa para Timor-Leste, que está marcada para o final do próprio dia 15 de julho (21h15). A Missão Portugal leva consigo o compromisso do fair play, da excelência e da diplomacia desportiva em nome de um desporto que aproxima povos e celebra valores comuns.