Portugal é vice-campeão da Europa de equipas sub19 masculinos, título conquistado por Clement Campino, Rafael Kong, Tiago Abiodun e Tiago Olhero e pelo treinador Diogo Sila no Campeonato da Europa de Jovens, em Ostrava, na Chéquia.
A equipa lusa perdeu com a Roménia por 2-3 na final, num encontro muito disputado que durou mais de três horas e teve de ser decidido na “negra”.
A Roménia, que se sagrou campeã da Europa do escalão pelo quarto ano consecutivo, começou com o jogador mais cotado, Iulian Chirita a vencer o luso-francês Clemet Campino por 3-0. Tiago Abiodun empatou a partida ao vencer Dragos Bujor por 3-2 e Ragfael Kong colocou Portugal em vantagem ao derrotar Robert Alexandru Istrate por 3-1.
Tiago Abiodun não conseguiu ultrapassar Iulian Chirita e a partida voltou a ficar empatada, com tudo a ficar decidido na partida entre Dragos Bujor e Clement Campino. O resultado esteve empatado por duas vezes, com recuperações do português, e no quinto parcial o equilíbrio foi a tónica, com o set a terminar em 18-16, a favor do romeno.
A equipa feminina de sub19, composta por Júlia Leal, Mariana Santa Comba e Matilde Pinto conquistou a medalha de bronze em Ostrava.
Esta quarta-feira começam as provas de singulares (fase de grupos) e pares mistos.
Fonte: Federação Portuguesa de Ténis de Mesa