A Seleção Nacional de Trampolins subiu, no sábado, ao terceiro lugar do pódio, em Trampolim Individual, depois de conquistar uma Medalha de Bronze.
Diogo Abreu, Gabriel Albuquerque, Lucas Santos e Pedro Ferreira alcançaram um total de 18 pontos, tendo as medalhas de Ouro e Prata sido entregues a equipas de Atletas Individuais Neutros.
Já no Duplo Minitrampolim, Diogo Cabral brilhou na final ao alcançar um 4º lugar com um primeiro salto de 29.200 pontos e um segundo de 25.500 pontos. André Dias também marcou presença na competição com um brilhante 7º lugar (20.700 pontos). Já Francisco José ficou pelas semifinais onde foi 13° classificado (28.300 pontos) sendo que, do lado feminino, Alexandra Garcia terminou em 11º lugar (24.600 pontos).
Durante a manhã decorreram ainda as semifinais de Trampolim Individual. O olímpico Gabriel Albuquerque passou à fase final em 3° lugar (62.110 pontos), tendo Pedro Ferreira terminado a prova em 12° lugar (59.890 pontos), seguido de Diogo Abreu em 13° lugar (59.760 pontos).
Por fim, nas semifinais de Tumbling, Matilde Santos foi 14ª (23.400 pontos), seguida de Margarida Agostinho em 16° lugar (23.300 pontos). No lado masculino, Vasco Peso terminou a competição em 15° lugar (25.000 pontos).
O culminar de todos os resultados dos ginastas portugueses deu ainda à Equipa Portugal a possibilidade de lutar por uma medalha na competição de All-Around. A Seleção Nacional já foi medalhada nesta categoria por três vezes: Prata em São Petersburgo (2018), Bronze na Bulgária (2022) e Prata em Birmingham (2023). Para agora esperam alcançar um resultado de igual destaque nesta prova que, segundo os ginastas, é a “mais competitiva de sempre”.
Já no domingo, último dia de Campeonato do Mundo de Trampolins começou com a dupla de Diogo Abreu e Pedro Ferreiro a executar uma série de 51.960 pontos que lhes valeu um 5° lugar em Trampolim Sincronizado Masculino.
Seguiu-se Gabriel Albuquerque na categoria de Individual Masculino onde, numa final de muitos nervos, alcançou um 4° lugar com uma série de 61.010 pontos.
Para fechar a prova estava reservada a competição de All-Around. Portugal entrou na Navarra Arena com algumas dificuldades mas acabou por aquecer! Na primeira ronda a equipa lusa alcançou um 5° lugar, subindo depois para o 3° posto e tendo terminado em 4° lugar com 51 pontos e empatada com a equipa da Grã-Bretanha (a classificação ficou decidida segundo os critérios de desempate).
A equipa lusa foi composta por Gabriel Albuquerque e Sofia Correia no Trampolim Individual, Diogo Abreu e Pedro Ferreira no Trampolim Sincronizado Masculino, Sofia Correia e Catarina Nunes no Trampolim Sincronizado Feminino, Francisco José e Matilde Oliveira no Duplo Minitrampolim e Vasco Peso e Matilde Santos no Tumbling.
Fonte: Federação de Ginástica de Portugal




